O pesquisador

Se existe um adjetivo que possa definir o Guga é: curioso. Desde a mais tenra idade sempre quis entender como as coisas funcionavam, porque as palavras tinham origens diferentes.  Ainda criança pergunta a seu pai: porque comemos cuscuz, grude, tapioca, macaxeira e meus amigos do sul comem pão francês? Queria saber as raízes das coisas. 

 

Na infância convivera muito com comunidades caiçaras e quilombolas, brincou com suas crianças, provou sua comida, seus folguedos, sua música e seus ritos.  Movido por essa lembrança desenvolveu o projeto Sabor de Liberdade, voltado para a culinária quilombola brasileira e o salvaguardo das receitas e da cultura dessas comunidades. Tendo Alagoas como ponto de partida, busca as raízes mais profundas da cozinha nacional para valoriza-la como uma parte fundamental da identidade brasileira.

 

Pesquisa essa que já está em fase final de produção para elaboração de documentário e programa para televisão. Em parceria com o SEBRAE desenvolve também projetos para difusão dos resultados dessa pesquisa para que sirvam às próprias comunidades como ferramenta de resgate do orgulho, identidade e cultura.  Trabalha para desenvolver produtos com origem definida nas comunidades quilombolas para fomentar a renda dessas localidades, assim como incentivar uma produção de alimentos com maior qualidade e ligação direta com a terra. 

 

Ministrou palestras sobre o assunto no George Brown College em Toronto-Canadá e na cidade do Porto-Portugal. Também apresentou os resultados dessa pesquisa em festivais gastronômicos nacionais, no SESC, SEBRAE e faculdades de gastronomia, assim como na ABAV junto com o ministro do turismo do Brasil Vinícius Lages.

 

“Tenho como objetivo a celebração da cultura brasileira em sua plenitude. Vejo a cozinha nacional como uma ferramenta importante para o crescimento humano e o fomento de renda através da utilização do autoconhecimento histórico/cultural. A maior ferramenta de mudança e evolução de um povo é degustar o seu passado”.

Contato

Sergio Scol  (11) 99291-6908
Contato para Assessoria de imprensa:
Márcia Dadamos
(11) 99961 6273
contato@mdassessoriacom.com.br

© GUGA ROCHA 2016. Todos os direitos reservados.